Written by: Investimento Principal

Como montar uma carteira de investimento de sucesso

Uma carteria cheia de dinheiro mostrando sucesso nos investimentos

Já explicamos em outros momentos aqui no blog, que a carteira de investimentos é onde o investidor pode guardar suas aplicações, ou conjunto de investimentos, até o momento da venda e/ou troca, além de ajudar o investidor na organização de seus ativos. Das moedas digitais às aplicações na bolsa de valores e aos fundos imobiliários, as possibilidades são diversas. E se você é um investidor interessado em minimizar suas perdas e aumentar suas possibilidades de retorno financeiro, o que você precisa é de diversificação.

Mas afinal, como montar uma carteira de investimentos diversificada?

Como mencionamos anteriormente, montar uma boa carteira é uma estratégia importante para a criação de um plano de rendimentos que eleve os seus ganhos a curto, médio e longo prazo. Isso porque, trata-se de uma tática que visa o investimento em diferentes áreas e/ou ativos, e tem como objetivo a diluir e reduzir os riscos, e consequentemente das perdas além de maximizar os ganhos. Trata-se, assim, de uma técnica de alocação de aplicações em vários ativos e instrumentos do setor financeiro.

Ou seja, uma carteira diversificada é aquela em que o investidor aplica seu capital em investimentos diversos, como os de renda variável, renda fixa ou bitcoin. A diversificação é importante, portanto, porque proporciona uma maior segurança financeira, uma vez que o dinheiro não está todo aplicado em um único lugar.

Isso porque ativos financeiros, papeis e títulos podem ser afetados por diferentes fatores, que estão fora do nosso alcance de controle, ressaltando assim uma certa imprevisibilidade característica do mercado financeiro. Nesse sentido, é a diversificação que protege a carteira das perdas que, quando acontecem, não afetem o capital total, ou os investimentos como um todo.

Como funciona uma carteira diversificada na prática?

O primeiro passo para alcançar uma carteira de investimentos de sucesso é entender seu perfil de investidor, perfis estes que estão divididos em três grandes grupos: conservador, moderado ou arrojado. Falamos mais detalhadamente sobre isso no post Investimento conservador ou bitcoin.

Além  disso, é fundamental também entender os riscos característicos de cada tipo de investimento, que são divididos em investimentos de risco baixo, investimento de risco médio e investimentos de alto risco, cada um com suas particularidades.

Com seu perfil de investidor traçado e entendendo os riscos de cada investimento, você consegue avaliar melhor as oscilações do mercado, entender os gráficos, e estudar se um ativo é interessante ou não para sua carteira naquele momento.

Mais do que isso, é importante avaliar de que valor mensal você dispõe para aplicar antes de optar pelos ativos e classes de investimentos. Independente se você optou por aplicar seu capital em fundos públicos, bolsa de valores, câmbios, fundos imobiliários, poupanças, ou moedas digitais, é fundamental que você busque balancear a sua diversificação no que se refere ao valor aplicado em cada investimento, além dos tipos de investimentos em relação aos riscos mencionados anteriormente.

Ou seja, procure uma aplicação consciente e diversa tanto entre investimentos de alto, médio e baixo risco, quanto no valor aplicado em cada um deles. É esse controle consciente de custos, e de tipos de investimentos, que vai garantir, a curto, médio e longo prazo, o seu sucesso e progresso no mercado financeiro.

Tudo isso irá direcionar o investidor na hora do estabelecimento de metas, prazos e objetivos podem auxiliarno entendimento do melhor momento para comprar e vender ativos. Em resumo, para uma carteira diversificada de sucesso é indicado que o investidor:

  • Entenda seu perfil;
  • Esteja ciente dos riscos de cada investimento;
  • Estude o mercado e suas oscilações;
  • Defina uma estratégia de investimento a curto, médio e longo prazo;
  • Estabeleça metas, prazos e objetivos.

Costurando a discussão

Por isso, busque se informar diariamente sobre os ativos em que você deseja investir e acompanhe o desenvolvimento e oscilações de sua carteira evitando, assim, surpresas e se prevenindo contra perdas maiores.

Um investidor de sucesso está sempre atento às tendências de mercado e consciente dos riscos aos quais está suscetível. É o estudo do mercado e a informação que vão te auxiliar na maximização de ganhos e controle das perdas ocasionadas pelas oscilações do mercado.

Na All Coin Wallet você encontra profissionais altamente capacitados para te orientar e ajudar a entender as oscilações de mercado e seu perfil de investidor a fim de montar uma carteira de sucesso. Mais do que isso, nossa equipe pode te auxiliar e direcionar para escolhas inteligentes ao apostar nas moedas digitais.

Esse artigo te ajudou?

Assine nosso newsletter e fique sempre por dentro das novidades do mercado financeiro!

Last modified: 24 de setembro de 2019