Blockchain e AI: a próxima revolução industrial?

Tempo de leitura: 3 minutos

Falar de blockchain, é falar também de criptomoedas. Afinal, tal inovação tecnológica só foi possível por conta da criação da primeira moeda digital: o bitcoin. Mas a força desta tecnologia de informações distribuídas vai além das criptomoedas, e tem demonstrado possuir características simplesmente revolucionárias.

Desde que a blockchain surgiu a partir do bitcoin, focou-se muito em seu poder para registrar transações. Afinal, o bitcoin é frequentemente o primeiro ponto de compreensão das pessoas que não tem muito conhecimento sobre esse tipo de tecnologia. O que essas pessoas não sabem, é que a blockchain possui outras infinitas possibilidades.

A tecnologia blockchain é o que torna tantas criptomoedas possíveis, e sua tecnologia parece estar indo além do mercado financeiro.

A Ethereum e seus contratos inteligentes, por exemplo, estão levando a tecnologia  em direção a uma segunda geração, e promete revolucionar vários setores diferentes. Acredita-se que a blockchain é a mais forte candidata para ser a protagonista da próxima revolução industrial junto da IA.

 

A inteligência Artificial (IA) vem trilhando um caminho distinto, porém similar, se considerarmos o estágio inicial do desenvolvimento de tal tecnologia. Seu uso e adoção vêm crescendo gradativamente.

Tanto a Inteligência Artificial quanto a blockchain estão em situações em que podem ser extremamente benéficas entre si, e se ajudarem a caminhar em direção a quarta revolução industrial. Já existem evidências de que esta parceria embrionária começa a florescer em muitos setores.

 

A tríade do futuro: Big Data, AI, Blockchain

Enquanto a blockchain e a Inteligência Artificial tem caminhado de forma veloz em seus 10 anos de existência, há uma clara ligação entre as tecnologias e a forma de armazenamento de dados. O surgimento e a importância do chamado Big Data catalisaram a relação entre blockchain e IA.

E uma das maiores razões para a Inteligência Artificial estar se desenvolvendo tão bem, é o avanço do Big Data. Desenvolvimentos recentes permitiram que empresas organizassem uma grande quantidade de dados de forma estruturada, permitindo que tais dados possam ser processados por computadores de forma rápida.

Ao mesmo tempo, a importância desses dados vem impulsionando também o avanço da blockchain, já que seu sistema distribuído é uma maneira inovadora de armazenar dados de maneira alternativa e eficaz. A junção dessas tecnologias, e as mudanças que elas estão promovendo fazem parte da razão pela qual a quarta revolução industrial parece estar começando diante de nossos olhos.

Com essas tecnologias capazes de lidar com dados de diferentes formas, a união delas pode levar a exploração de dados a novos níveis. Ao mesmo tempo, a integração da inteligência artificial com a tecnologia blockchain, pode melhorar a arquitetura de ambos os sistemas, e aumentar ainda mais seus potenciais.

A Blockchain, com sua segurança e imutabilidade devido a sua natureza criptográfica, se torna ideal para armazenar dados pessoais altamente confidenciais, que quando processados com inteligência artificial, podem gerar muito valor e conveniência em nossas vidas.

 

O que você acha da união dessas tecnologias? Será que a quarta revolução industrial está acontecendo diante de nossos olhos? Deixe nos comentários o que você pensa a respeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *