Written by: Bitcoin Mineração Principal

Quantos Bitcoins existem?

Imagem mostrando bitcoin se acabando com o passar do tempo

Com seu crescimento exponencial e possibilidades de ganho, o Bitcoin tem atraído cada vez mais investidores a nível nacional e internacional. O que muitos não sabem, no entanto, é que, desde seu surgimento, a moeda digital existe com uma quantidade total e máxima.

Mas afinal, o que isso significa?

Na prática, existe um total de 21 milhões de Bitcoins, número definido pelo algoritmo do mesmo, sendo que um valor substancial destes já foi minerado, e o restante ainda está disponível para mineração. Importante ressaltar, entretanto, que não há necessidade para desespero.

Vale ressaltar que, quando falamos de mineração queremos dizer que a moeda não é emitida por nenhum banco central de nenhum país, e sim por um sistema descentralizado que paga, a cada dez minutos, um bloco de Bitcoins a aqueles que resolverem primeiro uma quantidade considerável de operações criptográficas. A resolução de tais operações exige dos chamados “mineradores” uma grande capacidade de processamento e, por isso, eles recebem por esta função.

Nos anos iniciais, cada bloco do cripto ativo continha 50 Bitcoins. Desde 2012, entretanto, este número de cripto ativos por bloco vem sendo constantemente reduzido pela metade, o que acontece a cada quatro anos.

 

Tal prática implica diretamente no número total de Bitcoins que circulam hoje. Atualmente, portanto, o total de cripto moedas já mineradas está na casa dos 17 milhões. O ritmo de crescimento do mesmo, entretanto, deve acontecer em um ritmo cada vez mais lento. Por isso, especialistas estimam que o último Bitcoin deverá ser minerado apenas em 2140.

Afinal, seria esse o fim dos Bitcoins?

Esse número total do cripto ativos não significa que ele está com dias contados, e sim que, uma vez que todos os cripto ativos existentes sejam minerados, os únicos Bitcoins que poderão ser comprados e vendidos serão aqueles já existentes no mercado.

Mas mais do que apenas isso, a grande diferença entre o investimento nessas moedas digitais e outras moedas está no fracionamento. Se você ainda não está familiarizado com o meio, o Fracionamento do Bitcoin nada mais é do que a divisão do cripto ativo em menores frações, de até oito casas decimais, conhecida no meio como Satoshi.

Na prática, isso significa que várias pessoas, e/ou empresas, podem ser donas de um Bitcoin. Ou seja, além dos 21 milhões de Bitcoins existente há também a venda do cripto ativo em menores frações, em menores valores, que podem ser negociadas ainda que todos os Bitcoins tenham sido minerados.

Isso significa que tal fracionamento é também uma garantia de que a moeda digital ainda estará disponível no futuro, mesmo que em pequenas frações. Além disso, essa característica não somente torna o ativo mais escasso no mercado, como ainda mais valorizado no mercado, tornando-o ainda mais atrativo para os investidores.

Este artigo foi útil?

Na All Coin Wallet você encontra as melhores oportunidades na hora de investir em Bitcoins. Estabelecida no mercado financeiro, nossa empresa possui profissionais altamente capacitados para melhor orientar você na hora de investir em Bitcoin.

Entre em contato conosco!

Last modified: 27 de setembro de 2019