Written by: Bitcoin Notícias Principal

Porque a Cielo está se interessando em aceitar bitcoin como forma de pagamento

Imagem de uma máquina de cartão com uma moeda de bitcoin

Seguindo uma tendência internacional, a Cielo, uma das maiores operadoras de cartões de crédito do país e a principal fornecedora de máquinas de cartão do Brasil, manifestou interesse em aceitar o bitcoin como forma de pagamento. A empresa divulgou a notícia durante o Fórum Blockmaster.

O porquê do interesse

Presente em mais de 1,4 milhão de empresas, comércios e centros comerciais localizados em mais de 5.500 municípios de todas as regiões do Brasil, a Cielo entendeu o crescimento do mercado de cripto ativo bem como o crescimento no uso da mesma, e agora já aceita pagamentos com Bitcoin e outras criptomoedas diretamente em seus dispositivos.

Mas afinal, como o pagamento funciona na prática?

Diferente do que muitos pensam, essa novidade não significa que o lojista, na prática, irá receber em criptomoedas. Isso porque, funcionalmente, ocorrerá uma integração entre Cielo e empresas de cripto ativos. Nesse sentido, quando um usuário fizer, por exemplo, o pagamento em sua loja utilizando bitcoin, o sistema realizará o chamado cashout em reais, diretamente para a conta virtual do lojista na Cielo.

Mais do que isso, essa nova possibilidade é uma inovação da empresa. Isso porque, para que a transação ocorra, ela será realizada através de um QR code. Para tal, o lojista informará à maquina o valor a ser recebido, que irá gerar, automaticamente, o QR code no sistema. Para realizar o pagamento, por sua vez, o usuário que possuir bitcoins e outras cripto moedas deve escanear o código em seu sparthphone.

Outra novidade é que, a partir de novembro, a máquina de cartão deixa de ser necessária. Isso porque, a partir de novembro, o QR code poderá ser gerado pelo lojista diretamente pelo aplicativo da empresa. Além disso, pagamentos remotos através de lojas virtuais e até mesmo através de aplicativos como o WhatsApp serão também possíveis.

As vantagens da aceitação do Bitcoin como forma de pagamento

Além da praticidade, a aceitação do bitcoin como forma de pagamento em estabelecimentos comerciais pode revolucionar o mundo e a forma como lidamos como moedas. Mais do que isso, entendemos que esta prática acontece com algumas vantagens. A Primeira dela é o pioneirismo, já que se trata de uma prática ainda pouco utilizada o país. Outra vantagem é consequência da já mencionada praticidade, o que atrai novos clientes para seu estabelecimento.

Mais do que isso, há também a publicidade gratuita, já que, por nãos e tratar de uma prática comum, sites especializados em cripto ativos e seu mercado listam estabelecimentos que aceitam as moedas digitais como como forma de pagamento. Além disso, há também a facilidade, uma vez que para o uso do bitcoin como forma de pagamento não é necessário que o comerciante adquira nenhuma máquina ou invista dinheiro no mercado, bastando apenas instalar um sistema de e-commerce em sua loja ou comércio. Isso, por sua vez, mostra mais uma vantagem do uso das cripto moedas como pagamento, que é o baixo, ou as vezes nenhum, custo.

Este artigo foi útil?

Assine nosso Newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mercado financeiro e de cripto ativos!

Last modified: 24 de setembro de 2019